Karl Marx

Karl Marx

Karl Marx foi um filósofo do século 19, economista e revolucionário, que deu o socialismo científico da fundação. Marx foi dedicado ao estudo da filosofia e da história a partir de uma idade jovem e estava prestes a se tornar um professor assistente de filosofia antes de sua vida tomou uma direção diferente e ele tornou-se um revolucionário.

A partir de uma idade muito jovem, ele começou a participar em uma série de atividades políticas e se dirigiu a uma ampla variedade de preocupações sociais. Ele é conhecido por, entre outras coisas, a sua análise da história e seus argumentos de uma lógica de compreensão do socioeconômicos alteração através de ação radical.

Enquanto Marx era relativamente desinteressante figura em sua vida, suas filosofias, que mais tarde veio a ser conhecido como ‘Marxismo’, começou a exercer um grande impacto sobre os movimentos de trabalhadores logo após a sua morte.

A revolução que ele instigou atingiu seu ápice quando o Marxista Bolcheviques saiu vitorioso durante o russo Revolução de outubro e em breve teóricas diferentes variantes do comunismo começou ramificando-se a partir do ‘Marxismo’, tais como o Stalinismo, Trotskismo e Leninismo.

Algumas de suas mais famosas obras como “O Manifesto Comunista’ e ‘Das Kapital’ tinha grande influência sobre os líderes políticos, como Vladimir Lenin, Mao tsé-tung e Leon Trotsky. Veja outras no Caderno do Aluno.

Primeiros Anos

Karl Marx nasceu em Trier, no Reino da Prússia do baixo Reno, em uma família Judaica Ashkenazi. Seu pai, Herschel Marx, foi um advogado e sua mãe, Henrietta Pressburg, era uma semi-letrado Judeu holandês. Ele foi o terceiro dos nove filhos de seus pais e foi batizado na Igreja Luterana.

Ele foi  estudou de forma privada até 1830, antes de ser matriculado em Universidade de Bonn, onde estudou literatura e filosofia. Ele juntou os Poetas ” do Clube, um grupo radical e o ‘Trier Tavern Club de Beber a Sociedade”, e mais tarde serviu como presidente do clube.

Seu desempenho acadêmico na Universidade, começou a deteriorar-se, após o que, ele foi transferido para o mais disciplinal, Universidade de Berlim, por seu pai. Ele logo se tornou mais concentrado e perseguido lei, e, ao mesmo tempo, tornou-se interessado nas obras de um proeminente filósofo, G. W. F Hegel. Ele também se juntou a um local guild, que defendia ‘Hegelianismo’.

Após a súbita morte de seu pai, a renda de sua família caiu ,  então ele começou a escrever. Ele escreveu uma série de ficção e de não ficção obras, mas deu-se a escrever depois de descobrir que seu amor por história da arte, filosofia e línguas. Ele completou a sua dissertação intitulada “A Diferença Entre o Democritean e Epicurista Filosofia da Natureza” em 1841.

Ele mudou-se para Colônia, em 1842, e tornou-se um jornalista radical jornal, ‘Rheinische Zeitung’, ganhando uma moderada de renda para sustentar sua família. Através deste jornal, ele começou a expressar seus pontos de vista sobre questões sociais e de economia, e publicou um artigo fortemente criticar a monarquia russa. Posteriormente, o Czar Nicolau I solicitado governo Prussiano para proibir a Rheinische Zeitung, e como resultado, o jornal foi encerrado em

Principais Obras

O primeiro de Karl Marx de obras importantes foi “O Manifesto Comunista”, publicado em 1848, o qual é reconhecido como um dos mais influentes políticos manuscritos”. O livro foi publicado em francês e também teve uma edição em inglês. Também foi publicado como um ‘comic-book” em quatro partes.

‘Das Kapital’ foi uma parte de três publicação, dois dos quais foram editados e publicados por Freidrich Engels, após a morte de Marx. Considerada uma das Marx maiores obras, o livro foi traduzido para o russo, o inglês, o francês e o alemão, o russo versão de venda mais alto—mais de 3.000 cópias em um ano.

Vida Pessoal E Legado

Karl Marx casou com Jenny em uma igreja Protestante em Kreuznach em 19 de junho de 1843. O casal teve sete filhos.

Durante seus últimos anos, Marx tornou-se um recluso e visitou uma série de resorts de saúde para se recuperar. Ele foi abalada pela morte de sua esposa em 2 de dezembro de 1881 e a morte de sua filha mais velha no dia 11 de janeiro, 1883. Ele faleceu devido a abscesso pulmonar no ano seguinte.

As idéias de Marx tiveram um impacto profundo sobre o mundo e suas obras, deu a luz a uma nova escola de comunismo conhecido como ‘Marxismo’. Hoje, há um número de comunista escolas que já se espalharam a partir do Marxismo, conhecida como “Estalinismo”, de “Trotskismo” e “Maoísmo” e também outras variantes do Marxismo como “Estruturalista do Marxismo’, ‘Analítica do Marxismo” e “Marxista da Sociologia”

Veja mais sobre o Marxismo no Caderno do Aluno 2017

Share Your Thought