Como cuidar de seus cabelos cacheados

Hoje em dia muitas meninas parecem estar em paz com seus cabelos cacheados. Depois de um longo período no qual os alisamentos prevaleceram, muitas mulheres resolveram ir atrás de boas informações para assumirem e amarem seus cachos.

Há muito mais do que se pensa sobre o assunto. Milhares de técnicas têm surgido e as indústrias de cosméticos correm para se atualizar e lançar produtos que atende às novas necessidades desse mercado ascendente.

cabelos-cacheados-dicas

Mas vamos ao que interessa! Se você tem cabelo cacheado e quer saber dicas valiosas de como cuida-lo e mantê-lo bonito, continue lendo esse post!

Cuidados básicos para cabelos cacheados

Os cuidados rotineiros para cabelos cacheados já diferem muito dos cuidados necessários aos cabelos lisos. Enquanto meninas de cabelos lisos preocupam-se em lavar e, certas vezes, em secar com o secador, as cacheadas precisam de muito mais do que isso: é necessário se preocupar com quais shampoos e condicionadores estão lavando os cabelos, bons produtos do tipo “leave-in” (sem enxague) para aplicar após o banho, além de técnicas de secagem e finalização. Para quem quer informações mais detalhadas, leia sobre os cuidados rotineiros para cabelos cacheados.

Utilizar os produtos certos

Não basta acreditar no que o rótulo promete. É necessário conhecer as substâncias mais comuns presentes em produtos para cabelo e ter ao menos uma ideia de como cada uma age.

Petrolatos, parafinas, óleos minerais e outros derivados de petróleo, por exemplo, agem formando uma película ao redor do cabelo. Essa película, porém, não realmente trata os fios.

Trata-se somente de uma maquiagem, mantendo o cabelo sem tratamento algum escondido por detrás dessa película formada.

Além de somente enganar com um falso resultado de cabelo tratado, essas películas ainda impedem que máscaras de hidratação penetrem nos fios para de fato tratarem-nos.

Conhecer os shampoos também é importante. Costumamos pensar que todos são iguais e que sua única função é limpar os cabelos, mas não é bem assim que funciona.

Cada shampoo têm um agente principal de limpeza, sendo que o mais comum – e também mais agressivo – é o sulfato. Essa substância faz uma limpeza profunda nos cabelos. Tão profunda que é capaz até de retirar toda a oleosidade natural dos fios, que são sua proteção, fazendo-os assim perder também diversos nutrientes. Cabelos lisos conseguem repor facilmente essa oleosidade, já que o óleo consegue escorregar facilmente para o comprimento dos fios. Cabelos cacheados, no entanto, por terem tantas curvas, já não conseguem essa reposição de forma tão simples e rápida.

Por isso, evitar agentes de limpeza tão agressivos como o sulfato é essencial.

A técnica de evitar sulfatos e derivados de petróleo é chamada “Low Poo”. Ela consiste em reduzir a agressão aos fios e focar em utilizar somente produtos que de fato tratem o cabelo. Acesse aqui uma lista com os produtos liberados de low poo para cabelos cacheados.

É importante ressaltar que os sulfatos são os únicos capazes de retirar óleos minerais e derivados de petróleo dos fios. Portanto, uma vez que você decida trocar o seu shampoo com sulfato por um menos agressivo, é mandatório que você também fique atenta às substâncias presentes em condicionadores, leave-ins e cremes de tratamento para evitar esses acúmulos.

cabelo-cacheado-cuidados

Conhecer as novas técnicas que têm surgido

Diversas técnicas têm surgido para auxiliar as cacheadas a cuidarem de seus cachos, desde técnicas para lavagem e finalização dos fios até técnicas para dormir e manter os cabelos bonitos por vários dias sem a necessidade de lavar diariamente.

Como citado no tópico acima, o Low Poo é uma das técnicas mais conhecidas entre as cacheadas. Se você acabou de iniciar sua jornada para manter seus cachos bonitos, certamente aprender sobre essa técnica deve ser o seu ponto de partida.

Um outro ponto importante é seguir um cronograma capilar. Cabelos cacheados têm a tendência de ficarem ressecados e merecem um cuidado extra.

Assista o vídeo abaixo e veja sobre as principais técnicas que toda cacheada precisa saber!

Esperamos que tenham gostado do post!

Share Your Thought